28 novembro 2011

Crise pos-parto

Voce, querida mae que amamentou o seu filho vai entender o meu desabafo. Voce que adora julgar e criticar os outros, pode olhar pra cima da tela por favor? Do lado direito da tela do seu computador la em cima tem um Xzinho vermelho, pode aperta-lo e ir simbora sem perder seu tempo lendo minha postagem.

***

Dai que a pessoa ta quase ficando maluca. Dai que eu nao sei se dou conta desse negocio de ser mae e to me sentindo o chiclete passado, mastigado, jogado no meio da avenida e atropelado por um caminhao. To com medo desse negocio do amanha.

A gente sonha tanto com tudo isso. Faz milhoes de planos. Fica toda abobalhada. Le horrores sobre o assunto. Se acha a cheia do conhecimento. A cheia da "experiencia". A super-potencial-mae. E ai, chega a hora and... é TUDO DIFERENTE.

O meu parto foi diferente, o meu filho é diferente, a amamentaçao ta sendo diferente, a minha barriga é diferente. A minha saude é diferente. A minha rotina. O meu corpo. O meu intimo. é tudo diferente mesmo. Tudo diferente do que eu sonhei, do que eu imaginei, do que eu achei que ia ser.

Ser mae é muito dificil. Principalmente quando o bebe chora. Quando ele acorda depois de 3h, depois de um sono gostoso e profundo e chora. Voce sabe que ele quer é MAMAR. O choro é de fome! Quando ele esta sujo de regurgitaçao ou com a fralda suja e chora. Voce sabe que o choro é porque esta SUJO e quer precisa ficar limpinho. Quando ele chora porque esta a muito tempo sozinho, brincando com himself, olhando pra parede, pro nada, pro além. Voce sabe que ele quer cairnho. Quer uma atençao. Quer presença.

Mas e quando ele chora e nada disso resolve o choro? O que voce faz querida mae?

a) Voce chora também
b) Voce passa a bola pro pai da criança ou outra pessoa
c) Voce da um banho gostoso ou faz uma massagem pra se for colica, passar.
d) Voce anda com a criança pela casa, balançando-a no carrinho, no colo, no canguru ou sling.
e) Todas as opçoes anteriores

Ai depois disso. Ele se acalma! Ui, graças a Deus! Agora tenho um pouco de descanso. Vou dormir, comer, tomar banho, secar o cabelo, dobrar um pouco as roupas do guarda-roupa que estao super zoneadas ha anos, vou entrar na internet, olhar o blog das amigasqueridas e postar alguma coisa pra atualizar a familia e amigos.

ha-ha

Voce nao faz nada disso. Por-Que? Porque voce o deixa no berço e ele abre o berreiro a chorar. Ai? Ah, ai volta tudo de novo. Volta a mamar, a chorar, a trocar a fralda, a passear, a inventar mil e uma ideias para fazer o baby parar de chorar.

Isso nao seria tao dificil se a mae, nao ficasse apreensiva e chorasse mais que o bebe. Gente. Nao sei. Eu NAO SEI. Fico super estressada e nervosa quando Luigi quer ficar o dia inteiro grudado no meu seio. Dorme no seio, coloco pra arrotar e ai ele acorda e fica comendo as maos.

Mas ele ACABOU de comer. Ta com fome ainda? Nao, nao pode ser. Ai eu tento de tudo pra ele se acalmar. E junto com esse "de tudo" vem os milhoes de pensamentos:
"Nao to produzindo muito leite"
 "Ele deve ta com fome ainda"
"Ele ta ficando muito comigo,por isso nao quer o colo de mais niguém"
 "Ele deve ta chorando de colicas"
"Deve ta doendo alguma coisa, por isso que ele quer peito toda hora, pra se acalmar e esquecer a dor"

Enquanto eu quero deixar ele sem o peito e engana-lo com a chupeta(quando ele aceita e para de chorar) vem a preocupaçao:
"E se ele estiver realmente com fome?"
Afinal, ele fica comendo as maos, e o que tiver pela frente como se anunciasse: "Acabei de chegar da Somalia. Por favor, estou morrendo de fome" Isso, acompanhado claro, da irritaçao, do choro e as vezes de escandalos!

Eu vou e dou o peito né... Ele mama pouco. Adormece e ai? Ai se repete a historia acima.


Isso aconteceu umas vezes por aqui e é HORRIVEL! Hoje mesmo ele deu um grito que eu jurei que ele tinha machucado alguma coisa. E se estivesse sozinho com o pai, eu iria dizer que o Alan tinha espancado o menino. Mas nao, eu estava do lado. Alias, estavamos trocando ele pra ser mais especifica.

O pior é que acompanhado de tudo isso.Se ele ficar mamando demais o dia inteiro, meus seios doem. Os bicos ficam machucados, nao como no começo claro. Mas ficam doloridos. E eu. Ahh, eu fico destruida. Morta de cansada. Sem banho, sem comida, sem amor proprio. Ou vida propria.

Me sinto a escrava do Luigi. Da amamentaçao. Ai eu fico louca. Cheia de coisas pra resolver e com as maos atadas.

Por exemplo. Essa semana temos que ir em Milao, no Consulado Brasileiro para registrar o Luigi e fazer o seu passaporte. Entao tenho que organizar e planejar tudo isso. Olhar o caminho na net, imprimir mapa. Verificar os horarios dos trens, metros e onibus. Separar roupas pra mim, pro Alan e pro Luigi e etc.

Quem consegue fazer isso com um bebe chorando o dia inteiro, querendo o seu seio? Juro que nessas horas da vontade de jogar pro alto a amamentaçao exlusiva e dar 200ml de sonifero(mais conhecido como leite artificial NAM e outra marcas) para ele. 

Deixa-lo dormir. E eu organizar um pouco as coisas. A vida. EU. Ai que saudade ser EU. Gente, amo meu filho. O que eu estou tendo é uma crisezinha dos hormonios loucos de pos-parto. Mas fala sério. Eu to morrendo de saudade do meu corpo de antes da gravidez. Mesmo quando eu me sentia "gordinha", nada se comparava a essa barriga que eu tenho agora. Parece um 3. A cicatriz da cesarea fica bem no meio do 3. Ela divide a barriga e o começo da Florzinha la embaixo. (odio da cesarea forever)

Tenho MILHOES de duvidas cruéis.

Quando vou voltar(se é que volta né) a ter a barriga de antes? 
Quando a produçao de leite vai se estabilizar e eu vou saber que o Luigi esta satisfeito a cada mamada?
Quando ele vai passar a ter uma rotina?
Quando vou parar de sangrar? (Tenho que falar sobre isso!)
Quando vou conseguir voltar a ser uma pessoa com uma vida?


To aqui, destruida. Cansada. E tinha que vir aqui compartilhar porque preciso da ajuda de voces.  Luigi finalmente dormiu! E parece que vai dormir as 3 ou 4h  que ele dorme durante a noite. Dai, a produçao de leite consegue aumentar, diga-se o peito consegue encher e da uma aliviada nos pobi dos mamilos. Ja que ele vai ficar esse tempo sem mamar.

Acho que vou la também, descansar, comer e tentar ver esse negocio da viagem pra Milao enquanto tenho tempo. Beijos em todas voces.